Vinhos da Bodega Chacra no Galeto´s

chacra1Os editores do DCV foram conhecer um dos mais novos restaurantes de Brasília, a casa paulista Galeto´s, que se instalou no novíssimo shopping Iguatemi. Para essa empreitada fomos acompanhados de Edson Monteschio (Dom Francisco), Walmir Reis (Expand) e do meu amigo Ricardo Salmeron. Ambiente amplo com pé direito alto, atendimento muito gentil e comida bem feita. Receita certa de sucesso para uma casa que já tentou se instalar em Brasília e fracassou. Para quem não lembra, o Galeto´s  funcionou no Park Shopping, na antiga praça de alimentação (no local ocupado posteriormente pelo Francisco)

Tomamos todos os vinhos Pinot Noir feitos pela bodega Chacra da Argentina, mais precisamente Rio Negro na Patagônia.

A bodega Chacra pertence à Piero Incisa della Rocheta, diretor da Tenuta San Guido, que faz o cultuado supertoscano Sassicaia. Sua colheita é totalmente artesanal e todo trabalho baseado no método biodinâmico. Eles elaboram 3 vinhos pinot noir e 1 merlot (Mainqué). Os pinot provados foram:

Barda 2007, com 12 meses de barrica, é o vinho de entrada da bodega. Feito com uvas de vinhedos mais novos e com vinhos de barricas que não chegaram ao nível de fazer parte dos mais caros. Apresentou uma bela cor clara, com ótimo frescor e aromas frutados. Um ótimo preço/qualidade.

Chacra 55 (2007), esse número advém do ano de origem do vinhedo que fornece as uvas para o chacra2vinho. Um pouco mais estruturado que o primeiro, mas o dobro do preço, sem proporcionar o dobro da qualidade. Alguns até preferiram o Barda a ele.

Chacra 32 (2005), novamente faz referência ao ano de origem do vinhedo, 1932. Agora sim, um vinho estupendo, sério, com aromas cativantes de cereja e muito elegante na boca. Totalmente distinto dos dois primeiros, tanto no olfato quanto no paladar. Se o dinheiro estiver curto compre o Barda, mas se esse não for o problema, compre uma caixa do 32.