Inusitado-Espumante Brasileiro de Garagem

O Brasil já produz certa quantidade de vinhos tranquilos de garagem como Era dos Ventos, Elephant Rouge, Quinta da Figueira e outros tantos, mas vinhos espumantes de garagem ainda não há notícia de muitos. O DCV está programando uma degustação exclusiva desses vinhos e para mostrar um deles, a postagem de hoje é sobre o ótimo Inusitado Nature 2011que foi apresentado pela primeira vez ao público na feira Vinum Brasilis 2012.

inusitado7

Quem produz o Inusitado é o viticultor Eduardo Zenker em Garibaldi/RS. O espumante é feito de cinco castas tintas pelo método tradicional: malbec, pinot noir, cab.sauvignon, carmenere e cab.franc, mas é vinificado em branco, o que justifica o nome do vinho. O nome da vinícola é Arte da Vinha e se propõe a fazer vinificações artesanais de vinhos espumantes e tranqüilos. Zenker faz tudo, planta, colhe, vinifica, engarrafa, batiza e produz a comunicação visual dos vinhos.

inusitado6

O Inusitado não é um espumante corriqueiro, agrada principalmente quem aprecia vinhos com evolução. Aromas de panificação, levedura, mel, caju e cajuína podem espantar os acostumados ao limão e maçã dos espumantes de maior frescor. A boca também difere com seu bem-vindo amargor final no lugar do doce enjoativo presente na maioria dos exemplares. Cor e corpo densos, atinge em cheio quem adora de vinhos fora do padrão. Sorte termos o Zenker e outros viticultores que inconformados não se acomodam com o que o mercado pede.