Degustação Quinta da Figueira (Florianópolis) – Veja como foi!

A degustação dos vinhos da vinícola de garagem Quinta da Figueira (Florianópolis) ocorreu ontem no restaurante L´affaire que é comandado pelo chef Marcelo Piucco.

Os vinhos degustados foram os seguintes, em ordem de serviço:

Garapuvu Chardonnay 2010: vinho de amarelo intenso, com notas evoluídas de oxidação e aromas de querosene e tinta guache. Surpreendeu a maioria dos participantes pelo estilo alaranjado.


Reserva Perpétua Lote I: corte de 2 vinhos. Um Cab.Sauvignon 09 com 14 meses de barrica de terceiro uso e um Cab/Merlot (50/50) 2010 com 06 meses de madeira de primeiro uso. Resultando em um corte final de 80% C.S. e 20% Merlot das safras 09 e 10. É um vinho estruturado, com pegada e taninos marcados. Já mostra uma evolução na cor e foi o preferido de muitos.


Reserva Perpétua Lote II: corte de 40% do Lote I com 60% de Merlot 2011 sem passagem por madeira. Um vinho muito mais fácil de beber com taninos amaciados e muito gastronômico. Dividiu a preferência da maioria com o vinho anterior. O corte final é de 68% merlot e 32% C.S das safras 09,10 e 11.


Istepô 2012: Um 100% merlot que ainda não foi lançado, com zero SO2. O vinho deve ser aerado para que dissipe o gás e com ele os aromas indesejáveis. Após esse período o vinho se torna intrigante, mas não agrada facilmente quem não está acostumado com o estilo.


Ponte Velha 2010: Um corte clássico de Cab/Merlot em partes iguais. É um vinho encorpado e estruturado que pede acompanhamento de comidas fortes.


Miramar 2011: Sangiovese, C.S e Merlot. Um vinho que pareceu muito contido ainda nos aromas, mas de boca macia e marcante acidez. Bastante gastronômico que provavelmente melhorará com a guarda.


Os participantes acharam os nomes dos vinhos bastante criativos assim como os rótulos muito bonitos. Muitos se sentiram culpados por não terem encontrado o enólogo Rogério Gomes na Vinum Brasilis no mês passado. www.quintadafigueira.com.br