WWA – A maior expedição de vinhos do planeta!

Trago até vocês um artigo sobre a maior aventura de vinhos do planeta!
wwa1

Trata-se da Expedição Wine World Adventure – WWA, que iniciou em janeiro deste ano e pretende percorrer todo o mundo do vinho. Uma “loucura” desta só podia ser obra de destemidos brasileiros, aficcionados por vinho, e que arregaçaram as mangas para executar o maior projeto de visitas às vinícolas de todo mundo, embarcados num motor-home (trailer).

Para quem ainda não ouviu falar desta fabulosa expedição, vocês podem acompanhar todo o percurso e a aventura pelo Site do WWA (clique aqui). Os eno-expedicionários: a família formada por Horácio Barros (pai), Curuma (Pedro, filho) e Natália (filha). O DCV foi atrás e, escrevendo de dentro da casa-carro, nossos aventureiros responderam à entrevista abaixo transcrita aos nossos internautas. Vejam que bacana esta sendo a viagem.

DCV: como surgiu a ideia de dar a volta ao mundo do vinho? Por que num motor home (trailer)?

WWA – “Horácio Morais Barros, de Belo Horizonte, especialista, professor e consultor de vinhos trabalhou em uma siderúrgica durante 35 anos e se aposentou em outubro de 2011. Há mais de 12 anos ele estuda sobre vinhos, autor do CD DO VINHO e na metade do ano de 2009 ele começou a elaborar um plano objetivando curtir sua aposentadoria. Sua ideia inicial seria de morar dois anos na Itália e França. Conversando sobre isto com os seus dois filhos e amigos o projeto foi crescendo e Horácio partiu para um estudo de viabilidade financeira para visitar os principais países produtores de vinho do mundo, 24 países. Este estudo considerando aluguel de carro, e hospedagem em hotéis, apresentou um orçamento elevado. Então, Horácio fez novo orçamento considerando a possibilidade de alugar um “motorhome” em cada país. O custo também se apresentou elevado. Após, o projeto básico adormeceu em uma gaveta, Horácio decidiu apresentar o projeto para a empresa IVECO, do Grupo Fiat, que após longos seis meses, tomou a decisão de apoiar o projeto. Em 4 meses, o motorhome foi fabricado. Em paralelo Horácio detalhou cada rota, definiu as principais regiões vinícolas a serem visitadas. Mapas, rotas, um calhamaço de informação.”

DCV: como foi planejado o percurso? E como se deu a escolha das vinícolas/regiões produtoras a serem visitadas no mundo?

WWA – “O percurso foi planejado, primeiramente definindo os 24 principais países produtores de vinhos. Depois definimos as principais regiões vinícolas destes países. Via Google traçamos uma rota básica para estimativa de quilometragem, aproximadamente 75.000 km. Entretanto, com as idas e vindas das vinícolas e turismo estimamos em 120.000 km. A escolha das vinícolas foi o trabalho mais duro, pois é necessário ler dezenas de livros de guias de vinhos, ver a posição de cada vinícola no mapa e se estaria próximo à nossa rota básica. Muitas horas na internet foram utilizadas, entrando nos sites de cada uma delas, copiando mapas locais e e-mails para contato e agendamento futuro de visita as mesmas.”

wwa3wwa-rota

DCV: lendo o site/blog do WWA verificamos que hoje três expedicionários fazem parte do projeto, quem são?

WWA – “Na verdade, a ideia inicial era somente eu, Horácio, viver por dois anos na Itália e França. Após a concordância da IVECO em participar do projeto foi necessário elaborar um plano de mídia. Basicamente, um plano de mídia necessita pelo menos de um fotógrafo. Como meu filho, Pedro Henrique Vieira Barros é formado em publicidade e fotógrafo profissional, convidei-o para participar da equipe. Minha filha, Natália, formada em fisioterapia, decidiu interromper momentaneamente sua carreira e imediatamente começou a fazer um curso de filmagem para documentar a viagem.”

DCV: quantos países esperam visitar pelo projeto?

WWA – “O foco da viagem é visitar os 24 principais países produtores de vinhos. A 1ª fase já foi concluída de janeiro a maio de 2012, visitando o Rio Grande do Sul, Uruguai, Argentina e Chile. Após, o motorhome foi transferido de navio de Valparaiso, Chile para Huston, Texas. Hoje, dia 20/06, estamos partindo para visitar as vinícolas da Califórnia, Oregon e Washington. Em seguida atravessaremos o Canadá da costa oeste até Montreal, terminando em New York para visitar as vinícolas de Long Island.
Novamente, em um navio, partiremos para fase da Europa, visitando: Portugal, Espanha, França, Itália, Alemanha, Inglaterra, Suíça, Áustria, Eslovênia, Eslováquia, Hungria, Romênia, Bulgária, Moldávia e Grécia. Da Grécia o motorhome será colocado em navio para Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Deveremos voltar ao Brasil na Copa do Mundo de Futebol e desfilar o motorhome pelas principais cidades-Sedes.”

DCV: os leitores do DCV (nós, claro [risos]) certamente gostariam de saber se haverá a publicação de algum catálogo, com os vinhos e/ou dicas de vinhos experimentados por vocês, durante a expedição?


WWA – “Todos os vinhos degustados durante a viagem estão sendo apresentados, (com análise organoléptica de Horácio), em nosso site: www.wineworldadventure.com.”

Vamos deixar nossos sinceros desejos de sucesso nesta grande viagem enófila. E que tragam muitas surpresas desta volta ao mundo!
MANDE UM COMENTÁRIO NO SITE DA WWA. Vamos dar aquela força para estes legítimos brasileiros. 
Na próxima semana, teremos mais uma parte desta entrevista deliciosa com a turma do Wine World Adventure.  😉